Como lidar com o nascimento dos dentes?

O nascimento dos dentes do bebê pode acontecer a qualquer momento e não precisa ser um motivo de preocupação. A criança pode até sentir algum tipo de desconforto por conta disso, mas devemos encarar como um processo natural da vida (e não como uma doença que precise de tratamento e remédios). É um processo que vai acontecer durante vários antes, entre nascer dentes de leite, depois caírem para então nascerem os definitivos.

Não confundam essa fase oral com a erupção dentária propriamente dita.

A fase oral costuma iniciar por volta dos 2 meses e o bebê fica o tempo todo levando a mão, objetos e brinquedos à boca, além de ter aumento na salivação.

O processo de nascimento dos dentes é individual e cada um tem seu o tempo! Alguns bebês podem levar até 1 ano para que surjam os primeiros dentes, enquanto em outros isso pode ser mais precoce, ainda nos primeiros meses de vida. Na média, os primeiros dentes costumam surgir entre 6 e 9 meses de idade. Nos casos mais extremos (precoces ou tardios), pode ser necessária avaliação de odontopediatra.

Imagem de www.hospitalinfantilsabara.org.br

Sintomas associados ao nascimento dos dentes

A erupção completa de um dente pode levar até 2 semanas, sendo que mais de 1 dente pode nascer ao mesmo tempo. Os sintomas mais comuns associados ao nascimento dos dentes são:

• Irritabilidade
  • Alteração do sono
  • Redução do apetite
  • Fezes amolecidas e que causam assadura com facilidade
  • Temperatura pouco aumentada (subfebril até 37,0 – 37,5°C – febre alta NÃO costuma ser do dente!)

Os sintomas costumam ser leves e não duram mais que 2 ou 3 dias, ok? Sintomas mais graves, mais intensos e mais persistentes, provavelmente, não são dos dentes!

Como é possível aliviar o desconforto da criança?

ada criança pode sentir mais ou menos o nascimento dos dentes. Observe o seu bebê, veja o quão incomodado ele está e aí pense em possibilidades para aliviar esse incômodo. Como sugestão, deixo aqui ideias comportamentais (não medicamentosas) que ajudam:

• Mordedores de todos os tipos. Os gelados também podem ajudar
  • Aumentar oferta do seio como maneira de conforto
  • Peitolé (picolé de leite materno ou de fórmula – em qualquer idade)
  • Frutas e alimentos gelados (quando a introdução alimentar já foi iniciada)
  • Paciência

Devo usar medicações?

Eu não gosto de usar medicamentos em excesso, especialmente por estarmos falando de uma fase normal do desenvolvimento. Por isso, não recomendo o uso de analgésicos ou anti-inflamatórios como Novalgina, Tylenol ou Alivium.

Existem medicações homeopáticas que podem ajudar, converse com a sua pediatra para receber orientações adequadas e individualizadas.

Existem também algumas pomadas bem famosinhas no mercado que eu NÃO recomendo. Não basta serem cheias de açúcar e adoçante, mas tem na sua composição anestésicos tópicos, que podem causar alteração no ritmo cardíaco , tontura e confusão mental, dificuldade respiratória, sonolência, dor de cabeça, pele pálida e unhas azuis ou cinzentas. Inclusive em 2016 a FDA (agência americana reguladora de medicações) emitiu alerta após o relato de mortes de crianças associadas ao uso desse tipo de medicação. Na Austrália, já é proibido.

E aí, será que vale colocar a criança em risco por causa dessa medicação?