É isso mesmo que você leu! Consulta pré-natal com a pediatra! A gestante e o (a) companheiro (a) devem passar em consulta com o pediatra ainda durante a gravidez! Essa já é uma recomendação oficial da Sociedade Brasileira de Pediatria, porém ainda pouco difundida.
Veja o que a Sociedade Brasileira de Pediatra fala sobre o assunto!
É legal que o obstetra encaminhe essa gestante para realizar um encontro com a pediatra ou que a família já comece a pensar e procurar um “pediatra pra chamar de seu” assim que o bebê nascer!
Idealmente, seria interessante que durante toda a gestação a pediatra pudesse acompanhar para orientar sobre melhores práticas de saúde e prevenção de doenças para o bebê e toda a família – um dia quem sabe isso ainda vai acontecer!
Por enquanto, essa consulta costuma ser única e o encontro acontece no fim do segundo trimestre ou começo do terceiro trimestre. Nesse encontro compartilhamos informações importantes e relevantes aos futuros pais, para trazer pouco mais de calma, leveza e tranquilidade para iniciar essa jornada.
Sobre o que vamos falar?
São tantas coisas que é difícil fazer tudo caber em uma única consulta. Mas alguns assuntos são essenciais e devem ser abordados como:
- Antecedentes familiares: quais doenças existem na família que podem trazer riscos e como podemos intervir precoce na prevenção de doença e na promoção à saúde
- Cuidados gestacionais: nutrição, bons hábitos de saúde, prevenção de doenças
- Enxoval do bebê: quais itens recomendados e não recomendados
- Plano de parto para o bebê: o que você quer ou não quer que faça com o seu bebê
- Rotinas da maternidade: qual teste do pezinho escolher, quais outros exames são realizados, quais vacinas o bebê deve receber
- Amamentação: temida e sonhada, falamos sobre esse tópico tão importante
- Desenvolvimento neurológico: o que esperar do bebê nos primeiros dias
- Rotina: orientações sobre como levar os primeiros dias intensos e mais difíceis com mais calma e tranquilidade
- Dúvidas: tiramos as principais dúvidas da família, que possam estar gerando ansiedades e preocupações, para tirar esse peso das costas
Ufa, é bastante coisa, mas é um momento muito gostoso e tranquilo de conversar. Eu gosto de brincar que é uma consulta muito gostosa, pois “o probleminha” ainda nem chegou rsrs, então vamos aproveitar pra conversar com bastante calma!
Se você conhece alguém que está grávida, já conta pra ela não perder essa oportunidade de se encontrar com o pediatra antes mesmo do bebê nascer. Tenho certeza de que não irá se arrepender!
Recomendação de podcast sobre maternidade “Mil e uma TrETAS”